sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tecnologias na educação


Unidade 03 e 04 – Atividade presencial

Elaboração e edição de textos

O uso do computador para digitar textos é muito produtivo e enriquecedor para os alunos.

Para os alunos que se encontram no processo de construção da leitura e da escrita, a leitura e a escrita digital proporcionam momentos de encontro com o erro e o acerto. O próprio programa mostra ao aluno o erro ortográfico, gramatical, fazendo com que ele procura a maneira correta de escrever. Se este mesmo aluno for escrever de maneira convencional, no papel, seus erros vão passar sem que o mesmo perceba.

O acesso aos inúmeros tipos de gêneros textuais encontrados na internet também atrai a atenção dos educandos, proporcionando um momento a mais de leitura.

No entanto, detectamos um aspecto negativo nesse processo de aquisição do conhecimento. O aluno que não possui clareza no uso correto do computador, transforma esse recurso em um meio de apenas copiar artigos e textos da internet, sem ao menos fazer alguma leitura.

Como mediadora do conhecimento, temos o dever de reverter esse fato. Devemos orientar e buscar meios para que os nossos educandos percebam a importância dessa ferramenta na construção do seu conhecimento.

Percebendo o valor, o potencial do recurso que temos, nós educadores e nossos alunos vivenciaremos um mundo gigantesco de ganhos no processo de construção da leitura e da escrita.

Pamella Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!!! Compartilhar trabalhos e experiências com vocês será maravilhoso!!!